COREIA DO SUL ALERTA JAPÃO SOBRE CONSEQUÊNCIAS DE REGRAS DE EXPORTAÇÃO MAIS RIGOROSAS

O Japão fortaleceu as restrições à exportação de materiais de alta tecnologia para a Coreia do Sul, o que foi justificado pelas autoridades como necessário para segurança nacional. Seul, no entanto, acredita que há algo mais por trás da medida, e alertou sobre a possibilidade de retaliações diretas.

O vice-premiê e ministro da Economia da Coreia do Sul, Hong Nam-ki, criticou as restrições. Ele disse que “a medida adotada pelo Japão é uma óbvia retaliação econômica em meio à crescente questão do trabalho no período da guerra”. Ele acrescentou que se o Japão não rever as medidas, Seul agirá de maneira apropriada.

Uma disputa entre os dois países teve início no ano passado quando tribunais sul-coreanos decidiram que empresas japonesas deveriam indenizar indivíduos que dizem que foram forçados a trabalhar para essas companhias durante a Segunda Guerra Mundial.

O governo japonês sustenta que a medida é apenas parte de sua constante revisão de práticas comerciais. As autoridades afirmam que a venda de tecnologia que pode ser utilizada para fabricação de armas precisa ser controlada cuidadosamente.

Na quinta-feira o Japão passou a aplicar regras mais rigorosas para exportação de materiais usados em semicondutores, displays de LED orgânico e outros produtos de alta tecnologia.

Exportadores precisam apresentar documentos descrevendo os propósitos e formas de uso dos materiais. Estima-se que sejam necessários cerca de 90 dias para que exportadores recebam permissão para as vendas.

 

Fonte: NHK

Translate »