COMPANHIAS JAPONESAS SE PREPARAM PARA ADOTAR NOVAS MEDIDAS DE EXPORTAÇÃO PARA COREIA DO SUL

Fabricantes japoneses de materiais de alta tecnologia estão ocupados preparando os documentos necessários para obter a aprovação do governo para a exportação de seus produtos. A corrida acontece após o governo japonês ter iniciado, na quinta-feira, a imposição de restrições nas exportações de alguns itens para a Coreia do Sul.

Três materiais se encaixam nessa medida. São aqueles usados para a fabricação de semicondutores e outros componentes de alta tecnologia.

Estima-se que as empresas japonesas sejam responsáveis por 70% a 90% da produção global desses materiais. E a Coreia do Sul, um dos países que mais fabricam semicondutores no mundo, depende amplamente dos produtos do Japão.

Akio Mimura, presidente da Câmara do Comércio e Indústria do Japão, acredita que a questão não cause um grande impacto econômico em geral, embora possa causar mudanças dentro da indústria de semicondutores.

Acredita-se que uma disputa que envolve uma sentença judicial na Coreia do Sul, relacionada a questões trabalhistas do tempo da guerra, esteja por trás dos recentes movimentos do Japão.

Mimura expressou esperança de que ambos os governos levem a questão adiante fazendo discussões sobre a questão.

 

Fonte: NHK

Translate »