JAPÃO DESTACA COOPERAÇÃO COM OS AMERICANOS E VISA ALIANÇA NA ÁREA ESPACIAL E CIBERNÉTICA

O Tratado de Defesa entre Japão e EUA completou 60 anos no domingo (19) com comemorações dos dois lados.

O acordo entre os dois países prevê a obrigatoriedade dos EUA de defender o Japão em caso de guerra, enquanto o Japão permite os EUA abrigar tropas e bases militares dentro do seu território.

Chamado de Tratado de Defesa Japão-EUA, o acordo começou a valer em 19 de janeiro de 1960. Desde então, os dois países sempre foram grandes aliados, sendo o Japão o maior aliado dos EUA no Pacífico.

O primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, discursou para a imprensa em Tóquio, dizendo que o acordo entre os dois países é um sucesso e garante a paz e estabilidade na região do Pacífico.

Abe aproveitou para dizer que o próximo passo na cooperação entre os dois lados é na área espacial e cibernética. O premiê japonês falou de continuar cooperando com os americanos nos próximos 100 anos.

Já o comandante das forças americanas no Japão, Kevin B. Schneider, ressaltou a importância da aliança entre EUA e Japão, em um cenário geopolítico na Ásia cada vez mais perigoso. Schneider não citou o nome de nenhum país, mas acredita-se que as referências sejam à China, Rússia e Coreia do Norte, países com quem os americanos possuem desavenças.

Apesar das comemorações, o presidente dos EUA, Donald Trump, tem aumentado a pressão sobre o Japão, para que o país desembolse mais dinheiro para a manutenção das tropas americanas no arquipélago.

 

Fonte: IPC

Translate »