SUGA YOSHIHIDE RECONHECE COM HUMILDADE DERROTA EM ELEIÇÕES NO JAPÃO

O premiê japonês Suga Yoshihide declarou reconhecer com humildade a derrota do Partido Liberal Democrático (PLD) — a principal legenda da coalização governista e da qual o primeiro-ministro faz parte —, nas eleições realizadas no domingo para três assentos vagos no Parlamento.

Estas foram as primeiras votações para parlamentares desde que Suga assumiu o posto de primeiro-ministro em setembro do ano passado, sendo compostas por uma nova eleição para a Câmara Alta na província de Hiroshima, por uma eleição suplementar para a Câmara Alta na província de Nagano e uma eleição suplementar para a Câmara Baixa no 2º distrito da província de Hokkaido. Os candidatos apoiados pelos partidos de oposição conquistaram todos os três assentos disputados. O PLD não apresentou nem apoiou um candidato para a eleição suplementar de Hokkaido.

Nesta segunda-feira, Suga declarou a repórteres que aceitava humildemente o veredito do povo. Ele disse que irá analisar os resultados e corrigir com firmeza o que precisar ser corrigido.

O premiê também declarou que, como presidente do PLD, ele leva bastante a sério as diversas críticas levantadas na eleição para a Câmara Alta em Hiroshima sobre dinheiro na política.

A votação em Hiroshima foi realizada depois de uma ex-parlamentar do PLD ter perdido seu assento em decorrência de sua condenação em caso sobre compra de votos na eleição de 2019.

Ao responder a uma pergunta sobre a possibilidade de os resultados destas eleições afetarem o calendário de uma eleição antecipada – que precisa ser realizada até o outono do hemisfério norte – Suga reiterou seu posicionamento cauteloso sobre uma dissolução antecipada da Câmara Baixa.

Ele disse que não houve qualquer mudança com relação à sua opinião de que os esforços de contenção do coronavírus devem receber prioridade máxima.

 

Fonte: NHK

Translate »