JAPÃO ENCERRA ESTADO DE EMERGÊNCIA EM NOVE PROVÍNCIAS

O Estado de Emergência declarado para conter a propagação do coronavírus foi encerrado domingo em Tóquio e outras oito províncias, mas permanecerá em vigor em Okinawa até 11 de julho.

Tóquio, Osaka e outras cinco províncias japonesas passam a adotar nesta segunda-feira um regime de restrições centrado em medidas intensivas.

Bares e restaurantes não poderão servir bebidas alcoólicas depois das 19 horas. As regras em Tóquio determinam que os frequentadores podem consumir bebidas alcoólicas quando desacompanhados ou com um acompanhante, mas não devem permanecer no estabelecimento por mais de 90 minutos.

Em todo o Japão autoridades comunicaram o registro de mais de 1.300 novos casos de infecção. Vinte pessoas morreram. Tóquio informou o registro de 376 novos casos, 72 a mais do que o anunciado sete dias atrás. A média semanal até domingo na metrópole foi de 388 novos casos, com elevação de 1% em relação ao levantamento feito sete dias antes.

O ministro responsável por medidas contra o coronavírus afirma que, tendo em vista a aproximação dos Jogos de Tóquio, o governo do Japão está disposto a declarar mais um Estado de Emergência, caso seja necessário.

Nishimura Yasutoshi explicou: “É bem provável que ocorra uma elevação no número de casos à medida que aumente o movimento de pessoas. Não vamos hesitar em declarar mais um Estado de Emergência, se for necessário para proteger a vida da população, com a atenção voltada para o sistema de atendimento médico-hospitalar.”

Foi iniciada nesta segunda-feira a plena realização da vacinação em locais de trabalho. O ministro encarregado da campanha nacional de vacinação disse esperar que alunos do ensino fundamental entre 12 e 15 anos de idade possam ser inoculados nas férias do verão japonês. Kono Taro informou que o cronograma de vacinação de crianças em escolas será anunciado em breve.

 

Fonte: NHK

Translate »