Ampla área do Japão sob risco de desastres devido a fortes chuvas

A região de Kyushu, no Sudoeste do Japão, recebeu em menos de uma semana quase metade do volume total de chuva que costuma receber em um ano, aumentando o risco de novas inundações e deslizamentos de terra.

A Agência de Meteorologia do Japão informou que nuvens de chuva bem desenvolvidas estão passando sobre Kyushu, uma seguida da outra, porque voltou a se intensificar uma corrente de ar úmido em direção a uma frente fria estacionária próxima ao Japão.

Das 8 às 9 horas da manhã de terça-feira, foram registrados 71 milímetros de chuva trazidos por um pé d’água que caiu sobre a cidade de Imari, província de Saga. A cidade de Kagoshima recebeu um volume recorde de 337,5 milímetros de chuva durante o período de 24 horas que terminou às 10 da manhã do mesmo dia.

Ao meio-dia, alertas de deslizamento de terra estão em vigor para partes das províncias de Saga, Nagasaki, Fukuoka, Kumamoto e Kagoshima em Kyushu, assim como na província de Shimane no Oeste do país. A quantidade de chuva nas áreas atingiu de um terço até metade do volume de chuva esperado para os 12 meses de um ano típico. Em alguns destes locais, o volume foi atingido em menos de uma semana.

Fora de Kyushu, nuvens de chuva localizadas também causaram pancadas de chuva. A cidade de Hiroshima no Oeste do Japão recebeu mais de 516 milímetros de chuva desde a última quarta-feira.

Meteorologistas estão alertando para a possibilidade de desastres ocasionados pelas chuvas em uma ampla área do país. Também alertam para deslizamentos de terra, transbordamento de rios e inundações em áreas baixas.

As autoridades estão avisando que desastres podem ser causados mesmo por uma pequena quantidade de chuva em um curto período de tempo, já que o solo já se encontra saturado pela chuva. Estão pedindo que as pessoas prestem bastante atenção a informações sobre o tempo e desastres, e que evacuem para um local seguro antes que a situação piore.

 

Fonte: NHK

Translate »