Possível meteoro em queda é ouvido na região de Mie

Imagens da queda de um meteoro foram registradas por várias câmeras de observação, principalmente na região Tokai, por volta das 22h13 de quinta-feira (16), no mesmo horário em que um barulho estrondoso foi ouvido por moradores da província de Mie, informou a emissora NHK.

A queda de um meteoro produz uma “bola de fogo” que ilumina o céu por alguns segundos, como se fosse uma grande estrela cadente, ao entrar na atmosfera terrestre.

Uma câmera da NHK em Numazu (Shizuoka) filmou a “bola de fogo” caindo em direção sudoeste, formando um risco brilhante no céu e uma forte luz de explosão. Outras câmeras da emissora em Toba e Tsu, na província de Mie, também registraram o mesmo fenômeno.

A polícia e o Corpo de Bombeiros de Mie receberam várias chamadas de moradores que disseram ter ouvido um forte barulho no mesmo horário da queda do meteoro. Nas redes sociais, muitos usuários postaram comentários falando sobre o som estrondoso e janelas balançando.

As autoridades de Mie disseram que não houve relatos de danos ou feridos, segundo a NHK.

Daichi Fujii, curador do Museu de Hiratsuka (Kanagawa), que também filmou a “bola de fogo” caindo em direção a Mie na noite de quinta-feira, disse que o barulho pode ter sido causado por uma onda de choque, uma vez que o meteoro atingiu uma altitude muito baixa antes de provavelmente ter se desintegrado.

Segundo ele, a queda de um meteoro não é um fenômeno raro, mas são poucas as vezes que o barulho do impacto pode ser ouvido.

Fuji disse ainda que observando as imagens seria possível descobrir a posição exata de queda do meteoro, o que permitiria verificar se algum meteorito caiu no solo.

No Japão, segundo o curador do museu, o relato mais recente da descoberta de um meteorito foi em julho do ano passado na província de Chiba.

 

 

Fonte: NHK

Translate »