Empresa japonesa tentará fazer primeiro pouso privado na Lua nesta terça-feira

A startup japonesa de tecnologia espacial iSpace tentará se tornar a primeira instituição privada a coordenar um pouso na Lua.

A missão 1 do módulo Hakuto-R foi lançada em 11 de dezembro, da Estação Espacial de Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, acoplado ao foguete Falcon 9, da SpaceX.

A empresa determinou um cronograma de dez marcos, desde os preparativos para o lançamento até o estabelecimento de comunicações após o pouso. Das dez etapas, oito já foram concluídas.

Leia mais

Chuva de meteoros Lyrid atingirá seu pico neste domingo à noite; confira como ver

Foguete Starship explode após lançamento da SpaceX; veja momento exato

Telescópio Webb captura explosão estelar brilhante durante colisão de galáxias

A última delas foi efetuada em 13 de abril, com a realização da manobra final de controle orbital, de acordo com o plano de operação da missão. Em 21 de março, o módulo de pouso foi inserido com sucesso na órbita da Lua, a 100 km de altitude.

O processo de pouso, 9ª etapa da missão, esperado para acontecer nesta terça-feira (25) na Cratera do Atlas, levará aproximadamente uma hora. Durante o processo, haverá o ajuste da atitude e a redução da velocidade, através da queima de frenagem, disparando o sistema de propulsão principal para desacelerar.

Uma transmissão ao vivo da aterrissagem estará disponível através do canal do YouTube “HAKUTO-R” através do link: www.youtube.com/watch?v=n-5OgNSNHFU.

Após o pouso, acontecerá a última etapa da missão, que será o estabelecimento de comunicações do Hakuto-R com a central de controle Nihonbashi, em Tóquio.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Empresa japonesa tentará fazer primeiro pouso privado na Lua nesta terça-feira no site CNN Brasil.

Translate »