Japão e Filipinas firmam acordo de defesa em meio à crise diplomática

As Filipinas e o Japão assinarão um acordo de defesa na segunda-feira (8) que permitirá que as suas forças militares visitem o solo um do outro, informou neste domingo (7) o gabinete de comunicações do presidente filipino.

O presidente Ferdinand Marcos Jr. testemunhará a assinatura do Acordo de Acesso Recíproco Filipinas-Japão logo após uma ligação de cortesia do ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoko Kamikawa, e do ministro da Defesa, Minoru Kihara, disse seu gabinete.

Kamikawa e Kihara estão em Manila para se encontrarem com seus homólogos filipinos na segunda-feira para discutir o aprofundamento da cooperação em defesa entre dois aliados importantes dos Estados Unidos na Ásia.

Leia Mais

CNN entra em Rafah pela primeira vez desde o início dos combates

Ataque aéreo israelense em Gaza mata alto funcionário do governo do Hamas

Ataque israelense mata 16 em escola da ONU em Gaza, diz ministério

As Filipinas têm reforçado os laços com os vizinhos e outros países para combater o que descreve como a crescente agressão da China no Mar do Sul da China.

O Japão, por outro lado, enfrentou a China no Mar da China Oriental por causa de pequenas ilhas desabitadas que Pequim chama de Diaoyu e Tóquio chama de Senkaku.

As negociações formais para um Acordo de Acesso Recíproco entre as Filipinas e o Japão começaram em novembro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Japão e Filipinas firmam acordo de defesa em meio à crise diplomática no site CNN Brasil.

Translate »