Japão mantém alertas sobre iene e dados sugerem nova intervenção cambial

O Japão provavelmente interveio de forma agressiva a favor do iene no mercado cambial pelo segundo dia consecutivo na sexta-feira (12), segundo cálculo baseado em dados do Banco do Japão (BoJ, pela sigla em inglês) e corretores independentes.

Em projeção diária divulgada nesta terça-feira (16) o BoJ disse que os depósitos de bancos comerciais no banco central japonês provavelmente sofrerão queda de 2,74 trilhões de ienes, o equivalente a mais US$ 17 bilhões, na quarta-feira (17) devido a fatores fiscais.

O número se compara a um recuo de 600 bilhões de ienes estimado por corretores em previsões anteriores.

Leia Mais

Ações chinesas fecham em alta impulsionadas pelo setor de tecnologia

Leilão da Receita tem carros usados, Iphones, vinhos e bolsas; saiba como participar

Bolsas da Europa recuam com pressão de ações de mineração e do setor de luxo

Operações de câmbio são normalmente liquidadas em dois dias úteis. Esta segunda-feira (15) foi feriado nacional no Japão.

A diferença de cerca de 2 trilhões de ienes entre a estimativa do BoJ e a de corretores fornece um indício do tamanho de uma suposta intervenção cambial que teria ocorrido na última sexta-feira.

O Ministério de Finanças japonês não confirmou se interveio.

Dados divulgados na semana passada já haviam indicado a possibilidade que o governo japonês teria gastado mais de 3 trilhões de ienes para impulsionar a moeda local na quinta-feira (11).

O iene se fortaleceu de maneira acentuada frente ao dólar na última semana, gerando especulação sobre possível intervenção cambial.

Às 7h (de Brasília), o dólar era negociado a 158,38 ienes, ante 157,86 ienes no fim da tarde de segunda-feira (15)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Japão mantém alertas sobre iene e dados sugerem nova intervenção cambial no site CNN Brasil.

Translate »