Intervenções no iene foram eficazes e necessárias para conter excessos, diz ministro japonês

O ministro de Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, disse nesta sexta-feira (23) que as últimas intervenções do governo em defesa do iene foram eficazes e necessárias para suavizar “movimentos excessivos” no mercado de câmbio.

Suzuki afirmou também que o governo japonês seguirá monitorando os mercados cuidadosamente, na tentativa de identificar movimentos especulativos.

Leia Mais

Banco do Japão reforça decisão de subir juros caso crescimento e inflação estejam no rumo certo

Índices da China quebram sequência de perdas; ações de Hong Kong caem

BCE tem espaço para cortes graduais nos juros, diz membro do Conselho do banco

Nesta quinta-feira (23), o presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, no Parlamento do Japão onde foi convocado para explicar a decisão de elevar os juros em julho, reafirmou sua decisão de elevar os juros no país caso a inflação se mantenha no caminho certo para atingir de forma sustentável a meta de 2%, sugerindo que a recente volatilidade do mercado não prejudicará seu plano de aperto monetário.

No entanto, Ueda alertou que os mercados permanecem nervosos e podem afetar as previsões de inflação do Banco do Japão, um sinal de que os movimentos do iene e dos preços das ações serão fundamentais para determinar o momento da próxima alta de juros.

O Banco do Japão abandonou sua política de juros negativos em março e elevou sua taxa de curto prazo para 0,25% em julho, dando um passo histórico para se afastar de um programa de estímulo monetário que durou uma década.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Intervenções no iene foram eficazes e necessárias para conter excessos, diz ministro japonês no site CNN Brasil.

Translate »