GOVERNO JAPONÊS PLANEJA AFROUXAR RESTRIÇÕES DE ESTRANGEIROS COM STATUS DE RESIDENTE

Segundo informações obtidas pela NHK, o governo japonês está planejando afrouxar a severa proibição de reentrada de estrangeiros com status de residente que havia sido imposta para conter a propagação do coronavírus.

Atualmente, o governo nega a entrada de estrangeiros procedentes de 146 países e territórios. As restrições se aplicam até mesmo aos residentes com status de residência permanente e estudantes. As exceções são feitas somente para casos de nascimentos de crianças e funerais de parentes.

Contudo, tem aumentado o número de pedidos para o abrandamento da proibição de forma a estimular o reinício das atividades sociais e econômicas.

Desta forma, o governo planeja permitir a reentrada de todos aqueles que possuem status de residência sob a condição de que façam exames PCR para o coronavírus e cumpram uma quarentena de duas semanas por sua própria conta em hotéis designados. As medidas são similares àquelas aplicadas atualmente aos viajantes japoneses.

Cerca de 2,6 milhões de estrangeiros possuem status de residente no Japão. As autoridades estão preparando o aumento da capacidade de realização de testes no aeroporto de Narita e em dois outros grandes aeroportos para 10.000 pessoas por dia a partir de setembro para atender a demanda.

 

Fonte: NHK

Translate »