Japão vai afrouxar as regras de quarentena para pessoas totalmente vacinadas a partir de Outubro

O Japão está fazendo os preparativos finais para encurtar o período de quarentena para pessoas totalmente inoculadas contra COVID-19 de 14 para 10 dias e permitir que se isolem imediatamente em casa, mesmo quando retornam de locais de alto risco, disse o ministério da saúde na sexta-feira.

A mudança provavelmente entrará em vigor a partir de outubro, de acordo com relatórios citando fontes do governo.

Após a mudança planejada, aqueles que apresentarem comprovação de que foram totalmente vacinados contra COVID-19 poderão observar o período de quarentena mais curto em casa. Ainda não está claro o que constituirá evidência aceitável, embora o Japão e outras nações tenham começado a emitir passaportes de vacinas para viagens ao exterior.

No entanto, as regras relaxadas só se aplicam a pessoas que receberam uma das três vacinas COVID-19 autorizadas pelo governo japonês: Pfizer-BioNTech, Moderna e AstraZeneca.

Porém, mesmo sob o protocolo de quarentena facilitado, as pessoas inoculadas deverão se submeter a testes para COVID-19 no 10º dia de quarentena. Apenas aqueles com teste negativo estarão isentos do período de auto-isolamento completo de 14 dias.

Atualmente, todas as pessoas que entram no Japão, independentemente de terem recebido suas injeções COVID-19 ou não, estão sujeitas à mesma política de quarentena, que inclui testes de pré-entrada para COVID-19, testes adicionais na chegada e os 14 dias obrigatórios quarentena.

De acordo com o protocolo atual, as pessoas provenientes de mais de 40 países e territórios listados como regiões de alto risco devido à disseminação da variante delta são obrigadas a permanecer em instalações designadas pelo governo durante os primeiros três dias após a chegada. Aqueles com teste negativo no final desse período podem voltar para casa ou se mudar para uma instalação de sua escolha pelo restante do período de quarentena de duas semanas.

Outros vindos de regiões que não estão na lista podem ir direto para casa ou para um alojamento de sua escolha.

Desde 26 de julho, o Japão está emitindo passaportes de vacinas para pessoas que receberam duas injeções de COVID-19 no país e planejam viajar para o exterior. Mas o documento ainda não é reconhecido quando o viajante retorna ao Japão.

O plano para relaxar as medidas de quarentena para viajantes inoculados foi revelado em uma reunião do comitê de coronavírus do Partido Liberal Democrata no início desta semana.

No entanto, algumas restrições provavelmente permanecerão inalteradas. O uso de transporte público durante o período de quarentena de 14 dias não será permitido – as únicas maneiras permitidas para ir do ponto de entrada ao local de quarentena são serviços de táxi privado, vagões de trem dedicados ou serviços de aluguel de automóveis.

 

Fonte: JapanTimes

Translate »